sábado, 7 de setembro de 2019

Workshop promovido pela AGM - Associação Goiana dos Municípios e realizado na FASAM - Faculdade Sul Americana - discute papel das mulheres na política e contou com palestra da digital influencer Rafa Kalimann.

Dinalva Heloiza
Promovido pela Associação Goiana de Municípios (AGM) com o apoio do Conselho Estadual da Mulher (Cosem), workshop “Mulheres em Ação” acontece na FASAM.

Dentre as palestrantes a deputada federal Flávia Morais, a influencer e a blogueira Rafa Kalimann, a prefeita Nárcia Kelly, presidente do Cosem - Ana Rita e Rose Guimarães superintendente da Mulher e da Igualdade Racial.

 
Digital influencer Rafa Kalimann

Incentivar e fortalecer o papel das mulheres no âmbito da política nos municípios goianos foi o objetivo do workshop “Mulheres em Ação”, realizado na Fasam – Faculdade Sul-Americana em (29) Agosto. A participação da digital influencer Rafa Kalimann, foi com a palestra “Mulheres diferentes, surpreendentes e conscientes”.

                                                                   Deputada Flávia Morais


“Vimos necessidade de reunir mulheres que já são líderes e realizam ações tanto no nível institucional, nas prefeituras, como nas comunidades, para discutir ações articuladas e integradas entre poder publico e sociedade civil. Assim, queremos valorizar as mulheres e proteger aquelas que estão em situação de vulnerabilidade”, explicou a presidenta da Conselho Estadual da Mulher (Conem) e uma das organizadoras do evento, Ana Rita Castro.

Ela destaca que a representação das mulheres no legislativo goiano tem média em 8%. “A mulher traz conhecimento, sabedoria, competência e um novo olhar sobre a vida social. Precisamos da participação dela na política para trazer equilíbrio”, argumenta.

“Para a realização do evento, precisávamos de parcerias que fossem sensíveis à causa e que tenham uma atuação forte na sociedade. A Fasam demonstrou essa postura e, para nós, é uma parceria muito exitosa”, destacou Ana Rita.

Embora seja a maioria da população e do eleitorado a participação das mulheres em cargos públicos e detentoras de mandatos parlamentares é muito pequeno. Da bancada federal goiana no Congresso Nacional formada por 17 deputados e 3 senadores, por exemplo, há apenas duas mulheres.

Na Assembleia Legislativa de Goiás, com 41 cadeiras, apenas duas deputadas estaduais. Quanto a violência, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública em Goiás em 2018 o índice de feminicídio cresceu 22,58% em relação ao ano anterior. Durante o ano mais de 5 mil medidas  protetivas foram expedidas pela justiça. Goiás ocupa a terceira colocação no ranking nacional na ocorrência desse tipo de crime.

O evento foi destinado a prefeitas, vices, vereadoras, secretárias municipais e outras lideranças.

                                                                   Rafa Kalimann e Ana Rita Castro


       Rafa Kalimann
  
                                                                    Auditório da Fasam

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem Vindo ao Blog Gyn Go Cities