domingo, 3 de novembro de 2024

Em Entrevista, Alex Souza Silva sócio do Grupo AVE e diretor da Bem Cosméticos, nos conta como se constrói um Ecossistema em Franquias de Sucesso!

 Dinalva Heloiza




Fundado inicialmente como uma rede de drogarias, o Grupo AVE se consolidou no mercado de franchising ao expandir suas operações para diferentes segmentos de negócios. Atualmente, conta com oito marcas renomadas junto ao mercado de Franchising. Entre essas a Bem Cosméticos, uma franquia multimarcas que se diferencia pelo modelo de negócio bem estruturado, com métodos exclusivos de vendas, reposição automática de mercadorias e um suporte robusto para franqueados. A marca reflete a expertise do grupo e a paixão por varejo, oferecendo uma plataforma de crescimento no competitivo mercado de beleza.

Alex Souza Silva é o diretor da Bem Cosméticos e sócio do Grupo AVE. A Bem Cosméticos, é uma das oito franquias que integram esse conglomerado de franquias do Grupo, que conta hoje com mais de 330 lojas em todo o Brasil.

Com uma carreira pontuada por dedicação e crescimento no mercado de franchising, Alex ingressou no Grupo AVE em 2004 como colaborador. Em 2012, tornou-se fornecedor do grupo e, em 2019, foi promovido a sócio da Bem Cosméticos, onde hoje é peça-chave no desenvolvimento e expansão da marca.

E para conhecer um pouco mais a trajetória de Alex Souza Silva, do Grupo Ave e as Marcas que integram o Grupo, a jornalista Dinalva Heloiza, entrevistou o diretor da Bem Cosméticos e sócio do Grupo Ave, Alex Souza, acompanhe aqui essa entrevista inspiradora.

Gyn Go Cities: Alex, você poderia nos contar um pouco sobre como o grupo começou e quais foram os principais desafios enfrentados até alcançar a posição atual de destaque no mercado de franchising?

Alex S. Silva: Antes de ser um grupo de franquias, iniciamos no ramo de drogarias em 2.000. Crescemos como rede chegando a ter 12 unidades ao todo. Em 2012, entramos na franchising com a nossa rede Drogashop. Quando nossas próprias unidades foram vendidas para pessoas que passaram a ser os nossos franqueados, e a partir de então começamos a expandir marcas e novas unidades.

Em 2013 veio a marca Bolos do Cerrado, seguido da Rede Pop Pet Center em 2016. A Bistrôgonofe veio em 2019; a Principal Bebê em 2022; a Bem Cosméticos em 2023; e neste ano de 2024 a Bem Fast e a Milkmilks.

Foto - a esquerda o CEO do Grupo AVE, Ademar Rosa. ao centro Simone Souza, franqueada da Bem Cosméticos e a direita, Alex Souza - diretor da Bem Cosméticos.

Gyn Go Cities: Uma das principais marcas geridas pelo Grupo AVE é a Bem Cosméticos, uma franqueadora de cosméticos multi-marcas. O que diferencia a Bem Cosméticos de outras franquias do setor de beleza? Como vocês garantem que os franqueados estejam preparados para enfrentar esse mercado tão competitivo?

Alex S. Silva: Com mais de 20 anos de expertise no varejo, e 12 anos inseridos na franchising, a Bem nasceu dentro de um forte ecossistema empresarial. Criamos um modelo de negócio e validamos o mesmo através de lojas próprias. Possuímos não somente um método de varejo de cosméticos avaliado como um sucesso, mas estabelecemos pilares estratégicos, que nos diferenciam de uma loja convencional. São diferenciais as marcas próprias, método de vendas, modelo de reposição automática de mercadorias, consultoria e suporte, calendário de ações e muito mais. Amamos pessoas e o varejo, isso é o que nos impulsiona todos os dias para fazer o que precisa ser feito nos negócios.

Foto: Guilherme Naves (sócio de Alex Souza, na Bem Cosméticos)  

Gyn Go Cities: O modelo de negócios da Bem Fast, com um salão de beleza sem hora marcada, tem uma proposta inovadora. Como surgiu essa ideia e como ela tem se adaptado às necessidades dos consumidores modernos? Quais os benefícios em ser uma franqueada Bem Fast?

Alex S. Silva: Na verdade não inventamos a roda, apenas vimos sinergia em abrir um braço no ramo da beleza que já estamos inseridos através do serviço. Nasceu no coração da nossa sócia Laydiane o desejo de empoderar mulheres como ela, através do empreendedorismo e a partir de então buscarem sua independência financeira, então juntos nós demos o passo em direção a essa que será uma das maiores franquias do grupo.

Gyn Go Cities: Sabemos que o Grupo AVE possui um portfólio diversificado com oito marcas de franquias. Quais são os principais critérios que vocês utilizam para selecionar novos franqueados? E quais são as características essenciais que credenciam um empreendedor para ser bem-sucedido junto as franquias do grupo?

Alex S. Silva: Temos a visão que primeiro a gente quer o sim do candidato a franquia, mas após esse sim dele, o momento a seguir é o nosso sim a ele. Sabemos que assim como ele espera muito de nós para o seu crescimento, nós também esperamos muito dele para crescermos como uma rede de franquias. Para isso temos uma reunião de alinhamento de expectativas onde buscamos entender as principais motivações desse empreender conosco e detectar se ele está realmente envolvido nessa jornada de crescimento e desenvolvimento mútuo. E é claro que não deixamos de avaliar alguns pontos como idoneidade, capacidade empreendedora, liderança, disponibilidade para operar o negócio, entre outras coisas.

Gyn Go Cities: A gestão empresarial e o suporte aos franqueados são fundamentais para o sucesso no modelo de franquia. Que tipo de suporte o Grupo AVE oferece aos franqueados ao longo da jornada, desde a escolha do ponto comercial até o desenvolvimento do negócio?

Alex S. Silva: Sim, do tapete ao DRE, não somos apenas uma marca para ser licenciada, somos ‘’sócios’’ desse franqueado, queremos vê-lo crescer, para isso ele conta com nossos dep. de Suporte, Comercial, Marketing, Consultoria para ajudá-lo todos os dias em suas operações.

Gyn Go Cities: Com o crescimento das franquias no Brasil, o que você diria que torna o Grupo AVE e suas marcas uma escolha atraente para quem busca investir no setor de franchising?

Alex S. Silva: Nossos números não são por acaso, temos um chamado ao empreendedorismo, somos apaixonados no que fazemos e amamos pessoas, franchising não é para qualquer um, você precisa realmente estar disposto a entregar seu melhor ao projeto, e nós somos essa empresa comprometida com o amor, a verdade e o empreendedorismo.

Gyn Go Cities: O Grupo AVE tem se expandido consideravelmente e já ultrapassou 300 unidades franqueadas. Qual é a estratégia de expansão do grupo para os próximos anos, e quais regiões ou setores vocês consideram mais promissores para os novos franqueados?

Alex S. Silva: A frase que nos norteia é - “Franqueado feliz vende bem! ”- Essa é nossa estratégia, chegamos a mais de 300 franquias organicamente, através de franqueados que montam mais unidades por estarem felizes com seus resultados, pessoas próximas deles que veem seus resultados e assim por diante. Mas, também temos estabelecido a contínua promoção das nossas marcas nos canais digitais porque embora já tenhamos um bom tamanho, ainda somos desconhecidos em algumas regiões, e evidentemente existe um Brasil gigante para expandirmos.

Gyn Go Cities: Para finalizar, qual conselho você daria a alguém que está pensando em investir no mercado de franquias, mas ainda tem dúvidas ou receios? Como o Grupo AVE pode ajudá-los a tomar essa decisão com confiança?

Alex S. Silva: Empreender é muito bom, mas muito desafiador em um cenário econômico volátil. Uma franquia mitiga riscos, evita erros comuns e antecipa tendências e tecnologias. Em uma franquia o empresário é um com força de rede. O Grupo AVE é o maior ecossistema de franquias do Centro Oeste, são mais de 20 anos de varejo e 12 na franchising, temos muito Know How para ajudar pessoas comuns a se tornarem empresários extraordinários.

Gyn Go Cities: Partindo do conceito de um modelo de gestão com foco na sustentabilidade, quais os aspectos você destaca que estão sendo executados ou implantados as marcas do Grupo, ou mesmo se já existe uma expectativa no futuro visando a integração destas marcas com um modelo em sustentabilidade. 

Alex S. Silva: Mais do que sustentabilidade, há alguns anos o grupo já vibra na frequência do ESG, que é um pouco mais amplo tangendo os aspectos sociais e governamentais juntamente com o ambiental. Dentro de cada marca temos projetos abrangendo essas áreas como ações de coletas de tampinhas de cerveja e refrigerante para reciclagens, apoiamos projetos sociais de construção de escolas na África, e mais alguns outros projetos.  

Gyn Go Cities: Suas Considerações finais.

Alex S. Silva: Empreender não seria para todos, mas na franchising pode ser, se você tem um desejo ardente de mudar de nível, crescer e estar em um ecossistema de empresários que se desenvolvem aqui é o lugar certo. Estamos certos do rumo que estamos caminhando, mas sabemos que é junto com as pessoas que tem a mesma vontade de vencer que vamos ainda mais longe. Conheçam nosso grupo e os nossos propósitos, temos a certeza que encantaremos você e sua família. Venha empreender conosco.

Gyn Go Cities: Muito obrigado Alex, por nos conceder o seu tempo para essa entrevista!

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