domingo, 1 de outubro de 2023

Investindo em futuros urbanos: ONU-Habitat promove o Circuito Urbano 2023, com debates de cooperação ao Sul-Global.

 Dinalva Heloiza

O Circuito Urbano, é uma iniciativa da ONU-Habitat que ocorre anualmente para promover a discussão e busca por soluções que melhorem a qualidade de vida nas áreas urbanas. Durante todo o mês de outubro, países, cidades, comunidades, profissionais do setor da construção, gestores públicos, indivíduos e instituições são convidados a participar de debates e eventos relacionados ao tema.


O Circuito Urbano 2023 começa com o Dia Mundial do Habitat, celebrado na primeira segunda-feira de outubro, e termina com o Dia Mundial das Cidades, comemorado em 31 de outubro. Essas datas marcam momentos importantes para refletir sobre o desenvolvimento urbano sustentável e buscar soluções inovadoras para os desafios enfrentados nas cidades.

Em 2023, o tema do Dia Mundial do Habitat será "Economias urbanas resilientes: cidades como motores de crescimento e recuperação". Já o Dia Mundial das Cidades terá como tema "Financiando um futuro urbano sustentável para todas as pessoas". Essas temáticas são essenciais para fortalecer a resiliência urbana, promovendo a prosperidade econômica e a sustentabilidade nas áreas urbanas.


No Brasil, a ONU-Habitat criou o Circuito Urbano em 2018 como forma de promover o debate e dar visibilidade a eventos relacionados aos centros urbanos durante o mês de outubro. Desde então, o Circuito Urbano tem sido um sucesso, apoiando a realização de mais de 750 eventos em todo o país. O Brasil se destacou como líder entre os países que apresentam uma maior participação junto ao Circuito Urbano.

Em 2023, a sexta edição do Circuito Urbano terá como tema central "Investindo em futuros urbanos: cooperação para resiliência do Sul Global". Os eventos organizados no âmbito do Circuito Urbano poderão abordar quatro linhas temáticas: Planejamento urbano integrado, Financiamento e investimento, Inclusão social e econômica, e Economia circular. Esses temas são fundamentais para o fortalecimento das cidades e a promoção de um desenvolvimento urbano sustentável.

Representantes da ONU-Habitat, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e do Ministério das Cidades estarão presentes para discutir como as cidades podem direcionar suas economias de forma a beneficiar a população, além do papel das cidades e da cooperação na recuperação econômica após crises. Será uma oportunidade única para compartilhar experiências e boas práticas entre os participantes.


O Circuito Urbano 2023 contará com mais de 230 eventos, envolvendo representantes de mais de 20 países da América Latina e da África lusófona. A programação será realizada entre os dias 2 e 31 de outubro e estará disponível no site do evento.

Com um recorde de 235 eventos selecionados, os encontros serão realizados nas modalidades presencial, virtual e híbrida, oferecendo oportunidades para que pessoas de diferentes lugares participem das discussões. Toda a programação é gratuita e será transmitida pelo YouTube do Circuito Urbano.

Além da abertura, o Circuito Urbano contará com uma série de eventos dedicados a compartilhar iniciativas e boas práticas relacionadas aos temas gerais e às linhas temáticas deste ano. Fique por dentro da programação diária nas redes do Circuito Urbano e acesse o site www.circuitourbano.org para conferir a programação completa.

O Circuito Urbano 2023 promete ser um momento de colaboração e aprendizagem, com a participação de representantes de diferentes países, buscando investir em futuros urbanos resilientes e promovendo a cooperação para o desenvolvimento sustentável do Sul Global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem Vindo ao Blog Gyn Go Cities