segunda-feira, 3 de julho de 2023

A importância do Código de Ética nas ações de uma empresa!

 Dinalva Heloiza

A partir da década de 80, a importância da ética nas empresas ganhou destaque devido à redução das hierarquias e à autonomia crescente das pessoas. Os dirigentes atuais, modernos e empreendedores, preferem dialogar e delegar. Os velhos chefes, ou velhos xerifes, que se esperava há tempos terem se emancipado diante do novo mundo empresarial, se posicionando com posturas mais adequadas aos tempos atuais. Por vezes ainda dão as caras.


Eles se contrapõem ao diálogo aberto, transparente, eles se contrapõem as mudanças que beneficiam seus colaboradores, e se contrapõem até mesmo a seguir o moderno curso do mercado, com seus princípios e regras.
  Eles se consideram os donos da razão, o centro das decisões, não querem diálogo, preferem o monólogo eles ditam e você obedece. Eles se contrapõem ao diálogo aberto, franco, preferindo a centralização das decisões. Adoram o não. Lhes enriquece o ego.

Os chefes, que antes eram como xerifes, perderam parte de seu poder de controle sobre as atitudes dos colaboradores e de ditar o que é certo ou errado. Com o aumento do nível de aprimoramento dos funcionários, colaboradores ou parceiros que atuam em uma empresa, e com o crescimento das informações disponíveis no mercado de trabalho, junto as quais se faz notável àqueles que periodicamente alimentam seus cérebros com novas informações e acompanham o crescimento dos mecanismos de aprimoramento disponibilizados em tempos atuais, e mesmo com todo este aparato disponível, ainda hoje, há quem prefira atuar como xerife em praticamente todos os setores que uma empresa contrata, sem ao menos, questionarem suas próprias decisões, sem mal saberem lidar com suas próprias capacidades diretivas.

Com esses xerifes, o que se vê propagar nestas empresas, são os erros, os engodos, as mentiras, as falcatruas, as deliberadas reuniões que ao final não dão em nada, pois já chegam com cartas marcadas. Como resultado, nos últimos anos, os escritórios se tornaram um ambiente propício para a desonestidade, omissão, má conduta e mentiras.

Na verdade, é essencial trazer à tona as dimensões morais da vida organizacional e adotar uma nova perspectiva que leve à reflexão ética. Se essa perspectiva for adotada, novas perguntas serão feitas durante o processo decisório, no momento de analisar as possíveis alternativas antes de tomar uma decisão.

Atualmente, muitas organizações buscam criar seu código de ética. Essa tendência, que pode ser vista como um modismo, está se tornando cada vez mais enraizada na sociedade e na comunidade empresarial, indo além do entusiasmo momentâneo dos profissionais de recursos humanos, relações públicas ou auditoria.

Se uma empresa funciona como um espaço social que promove e reforça valores éticos, ela se torna importante em qualquer processo de mudança de perspectiva das pessoas que convivem e participam dela, bem como daquelas com as quais essas pessoas se relacionam. Portanto, quanto mais empresas se preocuparem com questões éticas, mais a sociedade em que essas empresas estão inseridas tenderá a melhorar, proporcionando um ambiente agradável onde as pessoas possam viver com realização, segurança e felicidade.


E naturalmente o público volta os olhos para essa empresa, seus produtos se tornam insubstituíveis, sua marca sempre lembrada, seus serviços privilegiados, e seu caixa naturalmente ultrapassará mês após mês, apenas com a verdadeira excelência que uma empresa demanda.


Uma conduta ética e baseada em princípios morais empresariais. Essa marca alcança naturalmente a notoriedade, o sucesso, e o consequente lucro!


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