Dinalva Heloiza - Com
Informações do Media Lab - UFG
O OBEC-GO
O Observatório Brasileiro da Economia Criativa do Estado de Goiás (OBEC-GO) é uma iniciativa da Secretaria da Economia Criativa do MinC - responsável pela produção e difusão de pesquisas, dados e informações sobre a Economia Criativa brasileira.
Faz parte de uma rede de seis
observatórios estaduais (AM, BA, RJ, RS DF e GO) que tem como objetivo mapear
os setores criativos nos estados onde estão localizados para proporcionar o
conhecimento da área em todo o território nacional.
Em Goiás o OBEC tem sede no Media
Lab/UFG - órgão responsável pela execução da pesquisa - tendo por coordenadores
os professores doutores Flavia Cruvinel e Cleomar Rocha.
Com uma equipe própria, o OBEC GO
definiu metodologias, desenhou as cadeias produtivas, realizou o levantamento
de dados e lançou os resultados com a Coleção Dimensões. O foco do levantamento
é fornecer dados para fomentar o desenvolvimento de políticas públicas para os
setores criativos do estado.
No Brasil, o modelo de Economia
Criativa adotado institucionalmente pelo Ministério da Cultura (MinC) é
composto por 5 grandes grupos, subdivididos em 19 setores criativos: Patrimônio
Cultural Material, Patrimônio Cultural Imaterial, Arquivos, Museus, Artesanato,
Culturas Populares, Culturas Indígenas, Culturas AfroBrasileira, Artes
Visuais, Arte Digital, Dança, Música, Circo, Teatro, Audiovisual, Livro e
Publicações Impressas, Moda, Design e Arquitetura. A análise quantitativa de
cada setor foi sistematizada em um livro digital.
O OBEC GO utilizou o modelo de
Economia Criativa adotado institucionalmente pelo Plano da Secretaria da
Economia Criativa (2012). Assim, foram pesquisados 19 setores criativos
divididos em 5 grandes campos (Patrimônio, Expressões Culturais, Artes do
Espetáculo, Criações Culturais e Funcionais, e Campo do Audiovisual e livro):
Arquivos, Museus, Patrimônio Material e Patrimônio Imaterial; Arte Digital,
Artes Visuais, Artesanato, Culturas Populares, Culturas Afro-brasileiras e
Culturas Indígenas; Circo, Dança, Música e Teatro; Audiovisual e Publicações e
mídias impressas; Arquitetura, Design e Moda.
No mapeamento realizado, a equipe
OBEC-GO optou por mensurar quantitativamente a participação dos setores
criativos no Estado no mercado formal a partir de duas dimensões: a setorial e
a ocupacional. Considerando que a economia brasileira é caracterizada por
elevado grau de informalidade, é necessário adotar um parâmetro conforme a
estrutura dos bancos de dados institucionais. O principal banco de dados
utilizado foi a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Esse banco é
alimentado por meio de declaração anual obrigatória que as empresas em
atividade e que possuam ao menos um funcionário com vinculo CLT reportam ao
Ministério do Trabalho e Emprego. A partir de extrações realizadas foi possível
identificar a quantidade de empresas que atuam nos setores criativos, onde elas
estão localizadas (mesorregião), a quantidade de pessoas que elas empregam,
assim como identificar a quantidade de trabalhadores registrados em ocupações
criativas.
A COLEÇÃO DIMENSÕES
A Coleção Dimensões apresenta o
levantamento quantitativo dos setores da Economia Criativa em Goiás.Os 19
livros formatados para leitura em smartphones integram a primeira coleção da
biblioteca digital do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em
Mídias Interativas – Media Lab/ UFG.
Para materializar o resultado da
pesquisa, o Media Lab criou uma plataforma na qual disponibilizou os
livros para acesso em smartphones. Os Bitbooks reúnem
a praticidade dos livros de bolso e a interatividade dos aparelhos móveis,
mesclando diversas funcionalidades, como textos e gráficos. O aplicativo é
gratuito, para baixá-lo basta acessar a Google Play Store clicando aqui.
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