domingo, 25 de junho de 2023

Iniciativa da Secretaria da Economia Criativa do MinC objetiva mapear os setores criativos

 

Dinalva Heloiza - Com Informações do Media Lab - UFG

O OBEC-GO


O Observatório Brasileiro da Economia Criativa do Estado de Goiás (OBEC-GO) é uma iniciativa da Secretaria da Economia Criativa do MinC - responsável pela produção e difusão de pesquisas, dados e informações sobre a Economia Criativa brasileira.

Faz parte de uma rede de seis observatórios estaduais (AM, BA, RJ, RS DF e GO) que tem como objetivo mapear os setores criativos nos estados onde estão localizados para proporcionar o conhecimento da área em todo o território nacional.

Em Goiás o OBEC tem sede no Media Lab/UFG - órgão responsável pela execução da pesquisa - tendo por coordenadores os professores doutores Flavia Cruvinel e Cleomar Rocha.

Com uma equipe própria, o OBEC GO definiu metodologias, desenhou as cadeias produtivas, realizou o levantamento de dados e lançou os resultados com a Coleção Dimensões. O foco do levantamento é fornecer dados para fomentar o desenvolvimento de políticas públicas para os setores criativos do estado.

 A PESQUISA

No Brasil, o modelo de Economia Criativa adotado institucionalmente pelo Ministério da Cultura (MinC) é composto por 5 grandes grupos, subdivididos em 19 setores criativos: Patrimônio Cultural Material, Patrimônio Cultural Imaterial, Arquivos, Museus, Artesanato, Culturas Populares, Culturas Indígenas, Culturas Afro­Brasileira, Artes Visuais, Arte Digital, Dança, Música, Circo, Teatro, Audiovisual, Livro e Publicações Impressas, Moda, Design e Arquitetura. A análise quantitativa de cada setor foi sistematizada em um livro digital.

O OBEC GO utilizou o modelo de Economia Criativa adotado institucionalmente pelo Plano da Secretaria da Economia Criativa (2012). Assim, foram pesquisados 19 setores criativos divididos em 5 grandes campos (Patrimônio, Expressões Culturais, Artes do Espetáculo, Criações Culturais e Funcionais, e Campo do Audiovisual e livro): Arquivos, Museus, Patrimônio Material e Patrimônio Imaterial; Arte Digital, Artes Visuais, Artesanato, Culturas Populares, Culturas Afro-brasileiras e Culturas Indígenas; Circo, Dança, Música e Teatro; Audiovisual e Publicações e mídias impressas; Arquitetura, Design e Moda.

No mapeamento realizado, a equipe OBEC-GO optou por mensurar quantitativamente a participação dos setores criativos no Estado no mercado formal a partir de duas dimensões: a setorial e a ocupacional. Considerando que a economia brasileira é caracterizada por elevado grau de informalidade, é necessário adotar um parâmetro conforme a estrutura dos bancos de dados institucionais. O principal banco de dados utilizado foi a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Esse banco é alimentado por meio de declaração anual obrigatória que as empresas em atividade e que possuam ao menos um funcionário com vinculo CLT reportam ao Ministério do Trabalho e Emprego. A partir de extrações realizadas foi possível identificar a quantidade de empresas que atuam nos setores criativos, onde elas estão localizadas (mesorregião), a quantidade de pessoas que elas empregam, assim como identificar a quantidade de trabalhadores registrados em ocupações criativas.

A COLEÇÃO DIMENSÕES

A Coleção Dimensões apresenta o levantamento quantitativo dos setores da Economia Criativa em Goiás.Os 19 livros formatados para leitura em smartphones integram a primeira coleção da biblioteca digital do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas – Media Lab/ UFG.

Para materializar o resultado da pesquisa, o Media Lab criou uma plataforma na qual disponibilizou os livros para acesso em smartphones. Os Bitbooks reúnem a praticidade dos livros de bolso e a interatividade dos aparelhos móveis, mesclando diversas funcionalidades, como textos e gráficos. O aplicativo é gratuito, para baixá-lo basta acessar a Google Play Store clicando aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem Vindo ao Blog Gyn Go Cities