Por Dinalva Heloiza
Hoje as empresas, Natural
Alimentos, Estação do Açaí e o Restaurante Vegetariano, se destacam por seu
pioneirismo, excelência em atendimento e uma elevada qualidade em produtos e
serviços em cenário goiano. Além do pioneirismo, as empresas agregam um vasto comércio
de serviços e produtos nacionais e importados, os quais se distinguem por seus benefícios,
diversificação das marcas, e mais, onde uma maioria integra um seleto grupo de fabricantes,
inseridos em um conceito de produção global e bem estar social, o
desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social.
Unidade 01, Avenida Tocantins - 683 - Centro - Essa unidade agrega a Natural Alimentos, Estação do Açai e Restaurante Vegetariano
Acompanhe a entrevista que fizemos com o casal de empreendedores, Fernando e Verônica, que estabeleceram suas atividades com visão, sensibilidade e foco em qualidade de vida de seus filhos, consolidando uma trajetória de sucesso diante da rede pioneira em Goiânia, na comercialização de produtos naturais e alimentação vegetariana.
Alguns fatores que permite o
surgimento de grandes empreendimentos junto ao mercado, muitas vezes, se relacionam com uma busca por melhores opções, seguimentos que se destacam, tendências,
dentre outros aspectos, assim é na maioria das vezes.
Mas, como toda regra tem exceção alguns empreendedores vão mais longe. E é justamente essa visão que estabeleceu
o sucesso representado pelas empresas, Natural Alimentos, Estação do Açaí e
Restaurante Vegetariano, localizadas no centro da capital goiana, em Goiânia.
Desde sua fundação, a Natural
Alimentos primeira empresa do grupo, e logo após a Estação do Açaí e
Restaurante Vegetariano, desenvolveram–se, sob a gestão dos empreendedores Fernando e Verônica Azevedo, e posteriormente junto com os filhos Felipe e Licínia Azevedo, onde estabeleceram uma visão com sensibilidade e um especial compromisso em proporcionar qualidade de vida à
família.
Esse fator foi essencial, em lhes permitir apostar no seguimento de produtos naturais, em uma época, quando o mercado ainda se apresentava como um desafio, devido ao desconhecimento que ainda existia naquele período no que se relaciona aos benefícios proporcionados pelo seguimento de produtos naturais, ainda pouco difundido em cenário goiano.
Esse fator foi essencial, em lhes permitir apostar no seguimento de produtos naturais, em uma época, quando o mercado ainda se apresentava como um desafio, devido ao desconhecimento que ainda existia naquele período no que se relaciona aos benefícios proporcionados pelo seguimento de produtos naturais, ainda pouco difundido em cenário goiano.
Com otimismo e visão, essa dupla
de empreendedores lançou suas atividades
junto ao seguimento de produtos naturais em Goiânia, onde enfrentaram alguns desafios, mas, as conquistas também se sucederam alcançando a consolidação das empresas.
Pra conhecer um pouco mais essa bela
trajetória da família, conversamos um pouco com o casal, fundadores das
empresas, onde o Blog Gyn Go destaca aqui, os pontos altos de nossa conversa.
Gyn Go – Sr. Fernando o que os levou a decidir por estabelecerem
suas atividades, junto ao seguimento de produtos naturais em Goiânia?
Fernando – Inicialmente fomos movidos por um desejo em especial, a qualidade
de vida dos nossos filhos, pois desde cedo eles apresentaram restrição a
lactose. A partir de então, focamos nossa atenção em lhes proporcionar uma
alimentação saudável. Como esse era um mercado ainda desconhecido, nos
debruçamos sob muitos estudos e pesquisas, para que pudéssemos conhecer e
distinguir os alimentos que lhes eram benéficos. A partir de então, nos afeiçoamos
por essa linha de produtos, e a importância que ele nos reserva em termos de
qualidade de vida. Com isso o seguimento passou a ser um fator estimulante, o
que nos motivou a dar início às nossas atividades. Inclusive somos os pioneiros
em Goiânia, a Natural Alimentos é hoje a loja mais antiga do seguimento de
naturais da cidade.
Gyn Go – Em relação a Estação do Açaí e Restaurante Vegetariano, quais
as motivações que levaram ao estabelecimento desses empreendimentos? Foi uma
decisão em conjunto? Quanto ao Restaurante e o foco na alimentação vegetariana,
essa decisão ocorreu juntamente com a inauguração da Estação do Açaí?
Verônica - A decisão por lançarmos a Estação do Açaí e Restaurante
Vegetariano, foi uma decisão em conjunto e com aval de toda a família. E o fator
contribuinte, que permitiu essa decisão, está ligado a dois aspectos em
especial.
Primeiro a nossa presença
constante na loja, onde desde o início, especialmente nos períodos em que os
meninos retornavam da escola e ficavam
conosco na loja, não havia nas imediações nenhuma lanchonete ou restaurante, naquela época. E um
segundo aspecto, havia forte demanda de nossos clientes por esse setor.
Ao decidirmos lançar a Estação do
Açaí, o que nos motivou muito, foi o fato de termos alcançado um bom conhecimento
junto ao mercado. O que nos permitiu conquistar um grande fluxo desse público.
E um dos questionamentos que nos permitiu essa tomada de decisão, foi devido a falta
de locais que oferecessem lanches naturais e refeições vegetarianas, na região central
da cidade.
Inclusive um dos grupos que mais nos questionou essa lacuna, e muito
contribuiu com nossa decisão, foi o grupo dos Hare Krishna. Havia uma grande
presença deles em nosso ambiente. E foram esses aspectos que moldaram nossa decisão.
Inicialmente optamos por oferecer apenas um prato, com o passar do tempo e a
fidelização de nosso público, diversificamos nosso cardápio e ampliamos nosso atendimento.
A oferta inicial de nossos serviços,
baseou-se mais na lanchonete, à exemplo dos sanduiches naturais e salgados
vegetarianos, posteriormente fomos implementando novos pratos e diversificando
os sabores, também em relação aos sucos e cremes, e claro, desde o começo
oferecemos o Açaí, que sempre foi nosso carro chefe.
Gyn Go – Tanto a Natural Alimentos quanto a Estação do Açaí que integra o
Restaurante Vegetariano, contam hoje com duas unidades. Quais os fatores que
consolidaram esse crescimento, e como ocorreu essa trajetória foram muitos os desafios
iniciais?
Unidade 01, Avenida Tocantins - 683 - Centro - Essa unidade agrega a Natural Alimentos, Estação do Açai e Restaurante Vegetariano
Unidade 02 - Rua 04 - 134 - Centro - Unidade 02 da Natural Alimentos
Unidade 02 - Rua 04 - 124 - Centro - Unidade 02 da Estação do Açaí e Restaurante Vegetariano
Fernando – Quando optamos por estabelecer essas atividades, alguns
desafios tiveram que ser enfrentados. Inicialmente não foi fácil, foi
necessário até mesmo negociar alguns pequenos bens mesmo alguns investimentos foram
resgatados, além de disponibilizarmos de algumas reservas. A partir de então começamos
a investir na loja. A primeira unidade foi com a Natural Alimentos. Inicialmente
a loja se localizou na Avenida 85. Posteriormente decidimos mudar nossa sede para
a Rua 4, onde desde então, passamos à investir forte no crescimento da empresa.
Desde o início, focamos um
processo de orientação junto aos clientes, onde desde sempre buscamos destacar os
benefícios e características fundamentais que os produtos agregam. Esse processo,
com o tempo tornou –se gratificante. Hoje com o advento da internet, muitas
vezes são os nossos clientes que nos trazem novidades. Ocorre muito isso, os
clientes nos apresentarem algumas das aquisições que aqui se encontram. E um
fator que pesa muito, é a grande demanda na produção de novos produtos, o que chega
a ser impressionante. Creio que alcançamos com essa postura, estabelecer um
processo de confiança mútua.
Verônica – Realmente os desafios foram grandes. Quando iniciamos
nossas atividades, as pessoas eram muito distantes do consumo de produtos
naturais. Creio que, o que também contribuiu muito com essa expansão foram os
nossos hábitos pessoais. Pois é uma prática que exercemos dentro de casa. Além
do que, é uma atividade com que nos afeiçoamos, que além de prazerosa é uma
atividade que acreditamos. Um fator que particularmente, eu sempre moldei, é o
fato de que não devemos pensar nossas atividades, somente com foco nos
resultados, mas também no prazer que essa atividade nos proporciona dia a dia.
Conhecer pessoas, trocar impressões, e claro buscar sempre fazer o melhor
possível a cada dia.
Gyn Go - Após quanto tempo de atividades, vocês inauguraram a segunda
sede que integra as duas empresas?
Fernando – A primeira unidade da Natural Alimentos foi inaugurada
em 1998. Já a Estação do Açaí e Restaurante Vegetariano, se deu em 1999. Essa sede
que aqui estamos integra as três unidades das empresas e foi inaugurada em 2010.
Em dezembro de 2018, completamos 8 anos, e sempre com o estímulo de acreditarmos
na consolidação desse mercado.
Gyn Go – Como vocês percebem ao longo dos anos, esse perfil que
gradativamente vem se ampliando tendo em opção uma alimentação saudável?
Verônica – Desde o início foi perceptível, e mesmo hoje, as vezes
as pessoas iniciam sua busca, por curiosidade. Mas por outro lado, também há aspectos
que contribuem com essa mudança, a necessidade efetiva de preservação em bem
estar físico. Existe um grande público que nos procura e muitas vezes chega com
indicações dos profissionais de saúde. Isso ocorre devido aos tratamentos recomendados,
e a necessidade que algumas pessoas têm em reduzir o consumo de proteína
animal, ao fazerem essa substituição eles nos procuram.
Outro aspecto é que, cada vez
mais essa busca é crescente. Estabelecer uma vida saudável é um estímulo que só
aumenta, felizmente, pois é fundamental a vida de todos. O mais incrível é que esse
público é hoje maioria entre os jovens. Eles buscam informações e sinalizam favoráveis
a essa mudança de hábitos, o que é um grande avanço da sociedade.
Área interna da Natural Alimentos Unidade 01
Gyn Go – Vocês trabalham com uma grande variedade de marcas e produtos
importados, o custo desses produtos oriundos do mercado externo, diante do
atual cenário, causou oscilação elevada em relação ao período?
Fernando – No que tange aos produtos a granel, a exemplo das frutas
secas, a oscilação ocorreu de forma razoável. Principalmente porque o mercado
principal é a Argentina, um país que atravessa um momento onde predomina uma
alta inflacionária, mas mesmo diante desse cenário, ainda compensa. Já mercados
à exemplo do Chile, onde a economia é estável, os preços às vezes sofrem
alteração significativa.
Gyn Go – E quanto a comercialização dos produtos, houve retrocesso do
mercado?
Fernando – Mesmo com esse cenário, o mercado de produtos naturais
ainda se mantém estável. Evidentemente que em alguns momentos perde se um pouco
certo fluxo de clientes mais antigos, mas em contrapartida, sempre há os novos
clientes, ávidos por novos produtos.
Gyn Go – Os senhores comercializam hoje em torno de quantos itens do
seguimento de produtos naturais?
Fernando – Em média uns 1.500 itens.
Gyn Go – O mercado global vive um dos momentos mais significativos acenando
com a necessidade de transição à uma economia inclusiva e sustentável, o que se
dá diante o imperativo global em se estabelecer novos padrões de produção, onde
a comunidade internacional destaca a necessidade de ampliar padrões de produção
sustentáveis, e um mercado mais inclusivo, com foco na qualidade de vida. Essa
visão moldou há vinte anos suas decisões, e conduziu vocês a se estabelecerem junto
ao setor. Como o senhor vê esse cenário atual e a urgência em se estabelecer um
novo modelo em desenvolvimento aos mercado?
Fernando – As indústrias hoje passam por um processo de transição e
diante a necessidade de se estabelecer esses novos padrões, é imperativo que elas
terão que se adequar, e muitas logicamente já estão se adequando. E claro que
aqueles que desejam se destacar nesse mercado, necessitam urgentemente se
adequar. A nossa gestão sempre buscou trabalhar com produtos que ofereçam além
dos benefícios necessários, a excelência em seus padrões de produção, o que de
certa forma contribui com a nossa distinção junto ao mercado, e mais, nos
permite oferecer ao nosso público, além dos benefícios natural dos nossos
produtos, uma produção qualificada, o que nos permite agregarmos maior valor ao
nosso negócio, tendo em distinção evidentemente os padrões de produção com que
são fabricados, priorizando ainda mais a qualidade de vida dos nossos clientes,
promovendo confiança e um ambiente mais preservado.
Gyn Go – Existe hoje um elevado reconhecimento de nossa sociedade, em
relação à tradição das suas empresas, seus produtos e serviços prestados, como você
avalia essa conquista?
Verônica – Sempre focamos nosso trabalho, visando atender as
necessidades dos nossos clientes, e como temos um contato direto com o público,
utilizamos esse contato para conhecer suas necessidades, o que nos permite
adaptar nossos serviços e produtos aos anseios da sociedade, com isso
desenvolvemos essa formula que nos garante de forma gradativa, consolidar essa
conquista diária, e de forma constante a fidelização do nosso público.
Estação do Açaí/Restaurante Vegetariano Unidade 01
Estação do Açaí/Restaurante Vegetariano Unidade 01
Estação do Açaí/Restaurante Vegetariano Unidade 01
Estação do Açaí/Restaurante Vegetariano Unidade 02

Estação do Açaí/Restaurante Vegetariano Unidade 02

Estação do Açaí/Restaurante Vegetariano Unidade 02
Gyn Go – Como funcionam os serviços do Restaurante Vegetariano?
Verônica – Durante o período em que estamos ativos, lançamos em
torno de 35 a 40 pratos diferenciados, e a cada dia servimos um prato especial.
O serviço atende com uma opção de prato ao dia, com combinações deliciosas,
então a cada dia nós diversificamos nosso cardápio. O único prato que tem dia
fixo nas duas unidades do Restaurante Vegetariano, que tem seu espaço integrado
em conjunto com a Estação do Açaí, é a Feijoada
Vegetariana, inclusive, pode-se dizer que é uma feijoada vegana, não há nenhuma
proteína animal, e é servida tradicionalmente todas às sextas-feiras.
Gyn Go: Vocês conquistaram com esse reconhecimento público, visibilidade
uma grande visibilidade na mídia, o que ocorre principalmente junto ao site do “Curta
Mais”. Sei que vocês até então, nunca fizeram mídia, mas lá veiculam vários
links destacando chamadas dirigidas à Natural Alimentos, Estação do Açaí e ao
Restaurante Vegetariano, o que você diz sobre esse aspecto?
Verônica – Sinceramente, eu fico até surpresa com esse fato, pois digo
sempre que nosso trabalho nas duas unidades tem sido desenvolvido dia após dia,
como um trabalho de formiguinha, sempre com muita transparência, dedicação e
credibilidade. E focamos muito, neste aspecto a distinção que devemos dar aos
nossos produtos e serviços, o que necessariamente tem que se sobressair são os
nossos produtos e serviços. Esse é o foco de nossas atividades, a qualidade que
sempre buscamos alcançar em atendimento ao nosso público, para que os clientes
e amigos possam ter acesso ao melhor que existe no mercado. E digo mais, se for
pra você ofertar um produto, ou um serviço, busque oferecer o melhor ao outro,
o melhor ao seu público e jamais pense somente em retorno, e não se deslumbre.
Esse é o nosso dia a dia, o prazer em exercer nossas atividades.
Gyn Go– O que o senhor diria hoje ao seu cliente, em relação aos
seus produtos e serviços?
Fernando – Sempre visamos a excelência em três aspectos
fundamentais, primeiro a qualidade dos produtos, o bom atendimento e claro o
conhecimento dos benefícios que esses produtos agregam a vida das pessoas. Essas
são as nossas credenciais, o que nos distingue junto ao setor. Saber comprar e
onde comprar, trabalhamos sempre com marcas que também são credenciadas e assim,
focamos a aquisição dos nossos produtos por meio direto dos respectivos fabricantes, o
que nos permite garantir uma elevada qualidade e promover o melhor preço.
Gyn Go – Suas mensagens e considerações finais!
Sr. Fernando: O Brasil necessita passar por uma grande reforma. E
creio ser necessário que passe até mesmo por uma reforma de valores, que
integra inclusive a família. Infelizmente existe hoje, uma grande fatia da
sociedade que visa somente “Lei de Gerson” – o que significa “levar vantagem em tudo”.
É necessário que coloquemos os
pés no chão e vale até mesmo tomarmos como referencia outros países, a exemplo
de alguns países da Europa. Onde as pessoas não tem essa postura de levar
vantagem em tudo. Eu creio ser essa uma mudança fundamental, e que vai
transformar a sociedade brasileira. Essa é uma mudança fundamental, e tem que
ocorrer na base. Mas, creio que ainda vai levar um tempo para que isso ocorra.
Valores como educação e respeito,
são essenciais. O Brasil, como Nação, tem tudo pra ser a 4ª economia do mundo,
eu sempre disse isso, tem riquezas, tem recursos minerais, tem agricultura de
primeiro mundo, tem tudo, mas infelizmente falta muita coisa, e o que falta é
imprescindível ao ser humano. Um exemplo é o exercício da política no Brasil,
todos levando vantagem em tudo. Com os princípios de ética na gestão pública,
esse cenário tende a mudar, com toda a certeza. Estamos fortes e buscando sempre
manter a confiança, evidentemente esperamos que esse cenário possa modificar.
Verônica - Eu só tenho que agradecer a Deus, a oportunidade de desenvolvermos
essa atividade. Pra mim é um grande privilégio trabalhar com alimentação. E todos os dias, quando repousamos, sempre,
todos os dias, vem um agradecimento e o prazer de exercer essas atividades em
nossas lojas, essa conquista diária de novos amigos e estarmos aptos a exercer
o que nos dispusemos a fazer, e claro com o pensamento sempre focado no bem
estar do outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem Vindo ao Blog Gyn Go Cities