sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Qualidade de vida, motivou a bela trajetória empreendedora do casal Fernando e Verônica Azevedo, fundadores da rede de produtos naturais e alimentação natural, que integra a Natural Alimentos, Estação do Açaí e Restaurante Vegetariano, em Goiânia.

Por Dinalva Heloiza

Acompanhe a entrevista que fizemos com o casal de empreendedores, Fernando e Verônica, que estabeleceram suas atividades com visão, sensibilidade e foco em qualidade de vida de seus filhos,  consolidando uma trajetória de sucesso diante da rede pioneira em Goiânia, na comercialização de produtos naturais e alimentação vegetariana.   

Alguns fatores que permite o surgimento de grandes empreendimentos junto ao mercado,  muitas vezes, se relacionam com uma busca por melhores opções, seguimentos que se destacam, tendências, dentre outros aspectos, assim é na maioria das vezes.

Mas, como toda regra tem exceção alguns empreendedores vão mais longe. E é justamente essa visão que estabeleceu o sucesso representado pelas empresas, Natural Alimentos, Estação do Açaí e Restaurante Vegetariano, localizadas no centro da capital goiana, em Goiânia.




Desde sua fundação, a Natural Alimentos primeira empresa do grupo, e logo após a Estação do Açaí e Restaurante Vegetariano, desenvolveram–se, sob a gestão dos empreendedores Fernando e Verônica Azevedo, e posteriormente junto com os filhos Felipe e Licínia Azevedo, onde estabeleceram uma visão  com sensibilidade e um especial compromisso em proporcionar qualidade de vida à família.

Esse fator foi essencial, em lhes permitir apostar no seguimento de produtos naturais, em uma época, quando o mercado ainda se apresentava como um desafio, devido ao desconhecimento que ainda existia naquele período no que se relaciona aos benefícios proporcionados pelo seguimento de produtos naturais, ainda pouco difundido em cenário goiano.

Com otimismo e visão, essa dupla de empreendedores lançou  suas atividades junto ao seguimento de produtos naturais em Goiânia, onde enfrentaram alguns desafios, mas, as conquistas também se sucederam alcançando a consolidação das empresas.
Hoje as empresas, Natural Alimentos, Estação do Açaí e o Restaurante Vegetariano, se destacam por seu pioneirismo, excelência em atendimento e uma elevada qualidade em produtos e serviços em cenário goiano. Além do pioneirismo, as empresas agregam um vasto comércio de serviços e produtos nacionais e importados, os quais se distinguem por seus benefícios, diversificação das marcas, e mais, onde uma maioria integra um seleto grupo de fabricantes, inseridos em um conceito de produção global e bem estar social, o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social.

Pra conhecer um pouco mais essa bela trajetória da família, conversamos um pouco com o casal, fundadores das empresas, onde o Blog Gyn Go destaca aqui, os pontos altos de nossa conversa.

Gyn Go – Sr. Fernando o que os levou a decidir por estabelecerem suas atividades, junto ao seguimento de produtos naturais em Goiânia?

Fernando – Inicialmente fomos movidos por um desejo em especial, a qualidade de vida dos nossos filhos, pois desde cedo eles apresentaram restrição a lactose. A partir de então, focamos nossa atenção em lhes proporcionar uma alimentação saudável. Como esse era um mercado ainda desconhecido, nos debruçamos sob muitos estudos e pesquisas, para que pudéssemos conhecer e distinguir os alimentos que lhes eram benéficos. A partir de então, nos afeiçoamos por essa linha de produtos, e a importância que ele nos reserva em termos de qualidade de vida. Com isso o seguimento passou a ser um fator estimulante, o que nos motivou a dar início às nossas atividades. Inclusive somos os pioneiros em Goiânia, a Natural Alimentos é hoje a loja mais antiga do seguimento de naturais da cidade. 
   
Gyn Go – Em relação a Estação do Açaí e Restaurante Vegetariano, quais as motivações que levaram ao estabelecimento desses empreendimentos? Foi uma decisão em conjunto? Quanto ao Restaurante e o foco na alimentação vegetariana, essa decisão ocorreu juntamente com a inauguração da Estação do Açaí? 

Verônica - A decisão por lançarmos a Estação do Açaí e Restaurante Vegetariano, foi uma decisão em conjunto e com aval de toda a família. E o fator contribuinte, que permitiu essa decisão, está ligado a dois aspectos em especial.

Primeiro a nossa presença constante na loja, onde desde o início, especialmente nos períodos em que os meninos retornavam da escola  e ficavam conosco na loja, não havia nas imediações nenhuma  lanchonete ou restaurante, naquela época. E um segundo aspecto, havia forte demanda de nossos clientes por esse setor. 
  
Ao decidirmos lançar a Estação do Açaí, o que nos motivou muito, foi o fato de termos alcançado um bom conhecimento junto ao mercado. O que nos permitiu conquistar um grande fluxo desse público. E um dos questionamentos que nos permitiu essa tomada de decisão, foi devido a falta de locais que oferecessem lanches naturais e refeições vegetarianas, na região central da cidade. 

Inclusive um dos grupos que mais nos questionou essa lacuna, e muito contribuiu com nossa decisão, foi o grupo dos Hare Krishna. Havia uma grande presença deles em nosso ambiente. E foram esses aspectos que moldaram nossa decisão. Inicialmente optamos por oferecer apenas um prato, com o passar do tempo e a fidelização de nosso público, diversificamos nosso cardápio e ampliamos nosso atendimento.

A oferta inicial de nossos serviços, baseou-se mais na lanchonete, à exemplo dos sanduiches naturais e salgados vegetarianos, posteriormente fomos implementando novos pratos e diversificando os sabores, também em relação aos sucos e cremes, e claro, desde o começo oferecemos o Açaí, que sempre foi nosso carro chefe.

Gyn Go – Tanto a Natural Alimentos quanto a Estação do Açaí que integra o Restaurante Vegetariano, contam hoje com duas unidades. Quais os fatores que consolidaram esse crescimento, e como ocorreu essa trajetória foram muitos os desafios iniciais?


 Unidade 01, Avenida Tocantins - 683 - Centro - Essa unidade agrega a Natural Alimentos, Estação do Açai e Restaurante Vegetariano



 Unidade 02 - Rua 04 - 134 - Centro - Unidade 02 da Natural Alimentos 
                      Unidade 02 - Rua 04 - 124 - Centro - Unidade 02 da Estação do Açaí e Restaurante Vegetariano                               
Fernando – Quando optamos por estabelecer essas atividades, alguns desafios tiveram que ser enfrentados. Inicialmente não foi fácil, foi necessário até mesmo negociar alguns pequenos bens mesmo alguns investimentos foram resgatados, além de disponibilizarmos de algumas reservas. A partir de então começamos a investir na loja. A primeira unidade foi com a Natural Alimentos. Inicialmente a loja se localizou na Avenida 85. Posteriormente decidimos mudar nossa sede para a Rua 4, onde desde então, passamos à investir forte no crescimento da empresa.

Desde o início, focamos um processo de orientação junto aos clientes, onde desde sempre buscamos destacar os benefícios e características fundamentais que os produtos agregam. Esse processo, com o tempo tornou –se gratificante. Hoje com o advento da internet, muitas vezes são os nossos clientes que nos trazem novidades. Ocorre muito isso, os clientes nos apresentarem algumas das aquisições que aqui se encontram. E um fator que pesa muito, é a grande demanda na produção de novos produtos, o que chega a ser impressionante. Creio que alcançamos com essa postura, estabelecer um processo de confiança mútua.

Verônica – Realmente os desafios foram grandes. Quando iniciamos nossas atividades, as pessoas eram muito distantes do consumo de produtos naturais. Creio que, o que também contribuiu muito com essa expansão foram os nossos hábitos pessoais. Pois é uma prática que exercemos dentro de casa. Além do que, é uma atividade com que nos afeiçoamos, que além de prazerosa é uma atividade que acreditamos. Um fator que particularmente, eu sempre moldei, é o fato de que não devemos pensar nossas atividades, somente com foco nos resultados, mas também no prazer que essa atividade nos proporciona dia a dia. Conhecer pessoas, trocar impressões, e claro buscar sempre fazer o melhor possível a cada dia.

Gyn Go - Após quanto tempo de atividades, vocês inauguraram a segunda sede que integra as duas empresas?

Fernando – A primeira unidade da Natural Alimentos foi inaugurada em 1998. Já a Estação do Açaí e Restaurante Vegetariano, se deu em 1999. Essa sede que aqui estamos integra as três unidades das empresas e foi inaugurada em 2010. Em dezembro de 2018, completamos 8 anos, e sempre com o estímulo de acreditarmos na consolidação desse mercado.

Gyn Go – Como vocês percebem ao longo dos anos, esse perfil que gradativamente vem se ampliando tendo em opção uma alimentação saudável?

Verônica – Desde o início foi perceptível, e mesmo hoje, as vezes as pessoas iniciam sua busca, por curiosidade. Mas por outro lado, também há aspectos que contribuem com essa mudança, a necessidade efetiva de preservação em bem estar físico. Existe um grande público que nos procura e muitas vezes chega com indicações dos profissionais de saúde. Isso ocorre devido aos tratamentos recomendados, e a necessidade que algumas pessoas têm em reduzir o consumo de proteína animal, ao fazerem essa substituição eles nos procuram.

Outro aspecto é que, cada vez mais essa busca é crescente. Estabelecer uma vida saudável é um estímulo que só aumenta, felizmente, pois é fundamental a vida de todos. O mais incrível é que esse público é hoje maioria entre os jovens. Eles buscam informações e sinalizam favoráveis a essa mudança de hábitos, o que é um grande avanço da sociedade.

Área interna da Natural Alimentos Unidade 01

Gyn Go – Vocês trabalham com uma grande variedade de marcas e produtos importados, o custo desses produtos oriundos do mercado externo, diante do atual cenário, causou oscilação elevada em relação ao período?

Fernando – No que tange aos produtos a granel, a exemplo das frutas secas, a oscilação ocorreu de forma razoável. Principalmente porque o mercado principal é a Argentina, um país que atravessa um momento onde predomina uma alta inflacionária, mas mesmo diante desse cenário, ainda compensa. Já mercados à exemplo do Chile, onde a economia é estável, os preços às vezes sofrem alteração significativa.


Área interna da Natural Alimentos Unidade 02 

Gyn Go – E quanto a comercialização dos produtos, houve retrocesso do mercado?

Fernando – Mesmo com esse cenário, o mercado de produtos naturais ainda se mantém estável. Evidentemente que em alguns momentos perde se um pouco certo fluxo de clientes mais antigos, mas em contrapartida, sempre há os novos clientes,  ávidos por novos produtos.

Gyn Go – Os senhores comercializam hoje em torno de quantos itens do seguimento de produtos naturais?    

Fernando – Em média uns 1.500 itens.  

Gyn Go – O mercado global vive um dos momentos mais significativos acenando com a necessidade de transição à uma economia inclusiva e sustentável, o que se dá diante o imperativo global em se estabelecer novos padrões de produção, onde a comunidade internacional destaca a necessidade de ampliar padrões de produção sustentáveis, e um mercado mais inclusivo, com foco na qualidade de vida. Essa visão moldou há vinte anos suas decisões, e conduziu vocês a se estabelecerem junto ao setor. Como o senhor vê esse cenário atual e a urgência em se estabelecer um novo modelo em desenvolvimento aos mercado?   

Fernando – As indústrias hoje passam por um processo de transição e diante a necessidade de se estabelecer esses novos padrões, é imperativo que elas terão que se adequar, e muitas logicamente já estão se adequando. E claro que aqueles que desejam se destacar nesse mercado, necessitam urgentemente se adequar. A nossa gestão sempre buscou trabalhar com produtos que ofereçam além dos benefícios necessários, a excelência em seus padrões de produção, o que de certa forma contribui com a nossa distinção junto ao mercado, e mais, nos permite oferecer ao nosso público, além dos benefícios natural dos nossos produtos, uma produção qualificada, o que nos permite agregarmos maior valor ao nosso negócio, tendo em distinção evidentemente os padrões de produção com que são fabricados, priorizando ainda mais a qualidade de vida dos nossos clientes, promovendo confiança e um ambiente mais preservado.

Gyn Go – Existe hoje um elevado reconhecimento de nossa sociedade, em relação à tradição das suas empresas, seus produtos e serviços prestados, como você avalia essa conquista?

Verônica – Sempre focamos nosso trabalho, visando atender as necessidades dos nossos clientes, e como temos um contato direto com o público, utilizamos esse contato para conhecer suas necessidades, o que nos permite adaptar nossos serviços e produtos aos anseios da sociedade, com isso desenvolvemos essa formula que nos garante de forma gradativa, consolidar essa conquista diária, e de forma constante a fidelização do nosso público.

 Estação do Açaí/Restaurante Vegetariano Unidade 01



    Estação do Açaí/Restaurante Vegetariano Unidade 01


   Estação do Açaí/Restaurante Vegetariano Unidade 02



Estação do Açaí/Restaurante Vegetariano Unidade 02

Gyn Go – Como funcionam os serviços do Restaurante Vegetariano?

Verônica – Durante o período em que estamos ativos, lançamos em torno de 35 a 40 pratos diferenciados, e a cada dia servimos um prato especial. O serviço atende com uma opção de prato ao dia, com combinações deliciosas, então a cada dia nós diversificamos nosso cardápio. O único prato que tem dia fixo nas duas unidades do Restaurante Vegetariano, que tem seu espaço integrado em conjunto com a  Estação do Açaí, é a Feijoada Vegetariana, inclusive, pode-se dizer que é uma feijoada vegana, não há nenhuma proteína animal, e é servida tradicionalmente todas às sextas-feiras.

Gyn Go: Vocês conquistaram com esse reconhecimento público, visibilidade uma grande visibilidade na mídia, o que ocorre principalmente junto ao site do “Curta Mais”. Sei que vocês até então, nunca fizeram mídia, mas lá veiculam vários links destacando chamadas dirigidas à Natural Alimentos, Estação do Açaí e ao Restaurante Vegetariano, o que você diz sobre esse aspecto?

Verônica – Sinceramente, eu fico até surpresa com esse fato, pois digo sempre que nosso trabalho nas duas unidades tem sido desenvolvido dia após dia, como um trabalho de formiguinha, sempre com muita transparência, dedicação e credibilidade. E focamos muito, neste aspecto a distinção que devemos dar aos nossos produtos e serviços, o que necessariamente tem que se sobressair são os nossos produtos e serviços. Esse é o foco de nossas atividades, a qualidade que sempre buscamos alcançar em atendimento ao nosso público, para que os clientes e amigos possam ter acesso ao melhor que existe no mercado. E digo mais, se for pra você ofertar um produto, ou um serviço, busque oferecer o melhor ao outro, o melhor ao seu público e jamais pense somente em retorno, e não se deslumbre. Esse é o nosso dia a dia, o prazer em exercer nossas atividades.

Gyn Go– O que o senhor diria hoje ao seu cliente, em relação aos seus produtos e serviços?

Fernando – Sempre visamos a excelência em três aspectos fundamentais, primeiro a qualidade dos produtos, o bom atendimento e claro o conhecimento dos benefícios que esses produtos agregam a vida das pessoas. Essas são as nossas credenciais, o que nos distingue junto ao setor. Saber comprar e onde comprar, trabalhamos sempre com marcas que também são credenciadas e assim, focamos a aquisição dos nossos produtos  por meio direto dos respectivos fabricantes, o que nos permite garantir uma elevada qualidade e promover o melhor preço.

Gyn Go – Suas mensagens e considerações finais!

Sr. Fernando: O Brasil necessita passar por uma grande reforma. E creio ser necessário que passe até mesmo por uma reforma de valores, que integra inclusive a família. Infelizmente existe hoje, uma grande fatia da sociedade que visa somente “Lei de Gerson” – o que significa  “levar vantagem em tudo”.

É necessário que coloquemos os pés no chão e vale até mesmo tomarmos como referencia outros países, a exemplo de alguns países da Europa. Onde as pessoas não tem essa postura de levar vantagem em tudo. Eu creio ser essa uma mudança fundamental, e que vai transformar a sociedade brasileira. Essa é uma mudança fundamental, e tem que ocorrer na base. Mas, creio que ainda vai levar um tempo para que isso ocorra.

Valores como educação e respeito, são essenciais. O Brasil, como Nação, tem tudo pra ser a 4ª economia do mundo, eu sempre disse isso, tem riquezas, tem recursos minerais, tem agricultura de primeiro mundo, tem tudo, mas infelizmente falta muita coisa, e o que falta é imprescindível ao ser humano. Um exemplo é o exercício da política no Brasil, todos levando vantagem em tudo. Com os princípios de ética na gestão pública, esse cenário tende a mudar, com toda a certeza. Estamos fortes e buscando sempre manter a confiança, evidentemente esperamos que esse cenário possa modificar.

Verônica - Eu só tenho que agradecer a Deus, a oportunidade de desenvolvermos essa atividade. Pra mim é um grande privilégio trabalhar com alimentação.  E todos os dias, quando repousamos, sempre, todos os dias, vem um agradecimento e o prazer de exercer essas atividades em nossas lojas, essa conquista diária de novos amigos e estarmos aptos a exercer o que nos dispusemos a fazer, e claro com o pensamento sempre focado no bem estar do outro.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem Vindo ao Blog Gyn Go Cities