sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Cida Liberato (Rede), candidata a vereadora por Goiânia: "ver algumas regiões de interesse político crescendo enquanto outras não tem nem mesmo saneamento completo, me motivou a entrar para a política"


Dinalva Heloiza

Vivemos um tempo onde está posto claramente, que somente com o protagonismo das mulheres, poderemos sanear o estado político, essa desordem institucionalizada, esse caos que prevalece em detrimento da vida, dos direitos e da igualdade entre os humanos, um momento onde somente a mulher e sua força, determinação e ética, poderá construir uma nova história política em nossas cidades, estados e em nosso país.   

E para completar o ano de 2020, é um ano atípico em muitos aspectos, com o advento da pandemia, confinamento, isolamento social, e uma volta desordenada das atividades econômicas, vivemos alguns dos aspectos que diferenciam esse ano, e às vésperas das eleições municipais, e um cenário de disputas onde mesmo com desvantagens históricas a  mulher é o protagonista de uma nova política. 

E quando boa parte de toda a sociedade clama para que a mulher ocupe seu espaço na política, nós do  Blog Gyn Go Cities, decidimos conhecer um pouco mais, algumas dessas mulheres e suas candidaturas, propostas e o que as levaram a encarar esse processo eleitoral, em um momento tão crítico em nosso país. 

                                                               Cida Liberato (Rede) - 18.440

E dentre essas mulheres, determinadas a fazer a diferença, apresentamos Aparecida Ferreira da Silva Liberato, ou simplesmente Cida Liberato, candidata a vereadora pelo partido Rede Sustentabilidade, com o número 18.440.

Cida é uma pessoa simples, com formação do ensino médio completo, e exerce a profissão de cozinheira. Natural de Goiânia, ela é a nossa convidada nesse momento.

Para abrir essa entrevista, perguntamos a Cida, quais os motivos a conduziram a se candidatar e disputar uma vaga na Câmara Municipal de Goiânia?

Cida Liberato: A primeira razão que me impulsionou foi o fato de querer ajudar a melhorar a vida da população menos favorecida. Percebo que minha região dentre outras carecem de mais atenção, e que por muito tempo não são prioridade dos governos municipais, e isso me incomoda, ver algumas regiões de interesse político crescendo enquanto outras não tem nem mesmo saneamento completo. Isso foi o que me motivou.

Gyn Go Cities – Sob a ótica política e sendo mulher, como você se posiciona frente a necessidade de novas leis municipais e a fiscalização das leis existentes, diante do grande número de abusos, exclusão e violências contra a mulher, um fato recorrente em Goiânia?

Cida Liberato: Eu apoio as políticas públicas dirigidas às mulheres, porém precisamos conversar, realizar seminários com secretarias, movimentos, conselhos da mulher e tentar viabilizar juntas uma forma de instituir um fundo municipal de políticas para mulheres, fortalecer o centro de atendimento às mulheres (CEAM), construir casas abrigos ou passagem para mulheres, enfim, tem muitas ações que precisamos implementar e conversando acredito que juntas construiremos uma sociedade justa e com igualdade.

                                                        Cida Liberato (Rede Sustentabilidade)  

Gyn Go Cities - Recentemente a cidade foi palco de manifestações e polêmicas em razão de uma ação da Câmara Municipal de Goiânia, ao contrário da norma do Estatuto das Cidades, onde as audiências públicas são uma regra para a construção e votação dos PDs, a CMG colocou em votação sem realizar as audiências públicas devidas, o que posteriormente, foi adiado para pós eleições. Qual sua posição diante dessa ação da CMG, como você vê o atual projeto e essas polêmicas?

Cida Liberato:  Um ato irresponsável. Um assunto desses não pode ser alterado no meio do caminho para atender um ou outro, tem que ser para todos. O Plano Diretor tem que debater, conversar de forma séria. Não gosto de polêmicas, gostaria de analisar melhor quando estiver dentro do processo, para emitir uma opinião mais consistente. Mas adianto, que é importante desenhar um urbanismo que atenda todos, seja na mobilidade social, meio ambiente, saúde e saneamento.

Gyn Go Cities - Vivemos uma crise pandêmica com o covid 19, provocada por fatores relacionados ao meio ambiente, segurança alimentar, saúde, educação, saneamento, o que envolve a criação e fiscalização de políticas públicas dirigidas, nesse aspecto qual sua visão sobre esse cenário na cidade?

Cida Liberato: A cidade precisa melhorar bastante, ainda mais para as pessoas menos favorecidas que usam transporte público, escolas e hospitais. Esta crise sanitária veio comprometer a qualidade de vida de todos e principalmente os mais vulneráveis. E os gestores precisam priorizar a saúde, pois isso afeta áreas púbicas e privadas na cidade. Ter iniciativas que sejam criativas e socialmente participativas para enfrentamento de doenças, medidas preventivas que ajudariam as gerações futuras. Farei o levantamento dos programas existentes os quais funcionam ou possa melhorar o atendimento à saúde pública.


Gyn Go Cities: O desenvolvimento sustentável, é hoje um paradigma global na construção de políticas públicas eficientes, e gera qualidade de vida. Com essa visão, e diante as demanda por políticas sustentáveis em Goiânia, como você se posiciona diante esse contexto e quais suas propostas para criação e fiscalização de leis municipais que visam minimizar esses impactos?

Cida Liberato: Precisamos fazer o levantamento de programas que estão ajudando a preservar o meio ambiente num todo em nosso município e levar os projetos ao estado de Goiás. Há movimentos existentes e pessoas que estão a muito tempo trabalhando para implementar projetos e politicas publicas e que precisam de uma atenção especial para que o processo seja efetivo. O estabelecimento dessas políticas para serem sustentáveis tem que ter a participação de todos os envolvidos, população, agentes públicos e privados, produtores rurais, agropecuaristas, dentre outros. Pretendo analisar projetos que nos ajudem a fiscalizar, ampliar ou adequar as leis existentes, fazendo fóruns, palestras, conferencias que consolidam o desenvolvimento sustentável no município de forma equilibrada.

Gyn Go Cities - Como você vê a gestão e o descarte dos resíduos sólidos na cidade e quais seriam suas propostas?   

Cida Liberato: Muito mal administrada as políticas públicas previstas em lei para este setor, o que ainda não vi na prática no município. Acredito que se promovermos audiência públicas para implantar uma triagem dos resíduos na reciclagem, como na coleta de lixo, poderia até no final nos ajudar na questão das queimadas. Levantar propostas e implementar uma politica publica dentro da nossa cidade seria evitar um dano maior a saúde pública. Fazer com que a população participe do processo, assim poderemos encontrar soluções criativas e até existentes que ajude o catador, a empresa que recicla, o aterro sanitário, a sociedade e muito mais.


Gyn Go Cities - Quais ações e leis você pretende apresentar em benefício a cidade, e que atenda a educação de qualidade para crianças, nas escolas públicas municipais?

Cida Liberato: Gostaria de sugerir ações como a da Rede Sustentabilidade, qualidade em todos os níveis, sendo integral, inclusiva, formadora de cidadãos comprometidos com uma vida social solidaria e sustentável e preparados para os desafios que vão encontrar fora da escola. Sei que não será fácil, mas acredito que a maioria dentro da Câmara terá uma atenção especial ao assunto e também para saúde, o que creio estar dentro do contexto. 

Sugerir mais concursos públicos para os professores, o que terá uma atenção especial de minha parte. Implementando uma cultura de paz, no fortalecimento da comunidade e essa na cooperação para o bem viver e bem estar dos alunos. Promover dentro das escolas projetos que tenham a sensibilidade de abordar temas como: prevenção à violência, meio ambiente e saúde.  Tornar a escola modelo e sustentável o que na prática terá envolvimento de todos.


Gyn Go Cities - E quais suas propostas para a cidade no cenário da mobilidade urbana?

Cida Liberato:

·         Realizar a modernização e ampliação de sinalizações em áreas urbanas, com atenção para pessoas deficientes visuais.

·         Sugerir projetos para que tenhamos espaços saudáveis, democráticos e seguros, como praças, mais parques e passarelas, a fim de priorizar os pedestres, transporte ativo e público.

·         Elaborar politicas de ordenamento e fiscalização dos transportes existentes e em sua melhoria.

·         Criar estratégias de planejamento e fiscalizar a forma de custeio e investimentos privados para os terminais, estações e abrigos dos pontos de ônibus.

·         Conversar com o partido, a comunidade e envolvidos do seguimento de transporte para sabermos quais políticas ou programas com projetos de inovação para transporte, trânsito, acessibilidade, uso e ocupação do solo com foco na expansão territorial.

Gyn Go Cities - Diante dos impactos provocados pela poluição do lixo, poluição sonora, poluição visual e de gases, o que já afeta a harmonia e o clima de nossa cidade, quais suas propostas?

Cida Liberato:  

·         Realizar seminários, debates e audiências públicas para conscientizar a população para o Respeito, seja dentro de condomínios, ruas, bairros, etc.

·         Verificar no código de posturas a lei que pode ser aplicada de forma adequada a cada situação e sugerir rigor na aplicabilidade. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem Vindo ao Blog Gyn Go Cities