quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Cidades Criativas, permitem construir Cidades de Amanhã!

Dinalva Heloiza

As cidades de hoje, são determinadas por suas qualidades culturais, sociais, ambientais e arquitetônicas únicas, e trazem em seus espaços ainda que “invisíveis em alguns cenários”, excelentes oportunidades de desenvolvimento. São centros de conhecimento, culturas e inovação. Mas, ao mesmo inundam-se com problemas demográficos, desigualdade social, exclusão de grupos específicos, falta de moradia adequada a preços acessíveis e problemas ambientais.  

Conforme a crescente urbanização exacerba os desafios que as cidades enfrentam, ao mesmo tempo as coloca na vanguarda da elaboração de soluções inovadoras para mitigar impactos a longo prazo e estabelecer soluções eficientes em cenário local, tendo em foco uma visão global.



 

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, nos convida a imaginar um mundo mais sustentável, mais humano, mais criativo, e essas ações começam pela centralidade que exerce as Cidades.  

As Cidades Criativas podem atuar como uma força motriz para o progresso, nos níveis econômico, social e ambiental. Compartilhando espaços de vida em escala humana e que atendam às necessidades de seus habitantes, enriquecidos com o respeito à diversidade de suas culturas, e a eficiência de suas instituições.

Partindo do princípio que o maior compromisso das Cidades com suas comunidades, esteja na satisfação e o incentivo dos valores em Cidadania, gerados com a eficiência das políticas e dos   programas de ação, resultantes dos diálogos e da compreensão mútua.

Estimular a inteligência coletiva e criativa é uma das missões fundadoras do Programa de Cidades Criativas da UNESCO e sua Rede, que trabalha para promover, demonstrar e reforçar o papel da criatividade como um catalisador para a construção mais sustentável, de cidades inclusivas e resilientes.

As Cidades Criativas da UNESCO em todo o mundo, mobilizam seu potencial criativo para forjar soluções inovadoras e modernas, frente aos desafios econômicos, sociais e ambientais do mundo. Ao funcionar como um laboratório para o cumprimento da Agenda 2030, a Rede Criativa, permite implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável adotados pela comunidade internacional.

Para que as Cidades possam efetivamente estabelecer valores morais a Cidadania, elas necessariamente devem atuar com a centralidade dos diálogos e de encontros, estabelecendo um elo essencial de vivências entre a cultura, a ética e o desenvolvimento humano sustentável.

Essas experiências só são concebidas com o compromisso público vigorado, em atendimento às necessidades de todas as comunidades ali inseridas, promovendo a inserção inclusiva de classes, cores e oportunidades individuais e coletivas, valorizado através do diálogo público com a comunidade e estabelecido com o respeito mútuo, sem distinção, à todas e todos.  

Por meio de liderança as cidades criativas inspiram ações coletivas para um mundo mais justo, humano e sustentável.

A criatividade é uma força vital e mobilizadora para a construção de modelos de crescimento que facilitam a adaptação de um novo conceito ambiental e econômico em transição. A criatividade estimula a Cidadania e a inovação social, e constrói sociedades mais abertas e coesas.

É através da cultura estabelecida pelo diálogo e o respeito mútuo visando o bem comum compartilhado por todos, que as Cidades Criativas questionam um caminho planejado às cidades e nos impulsionamos a agir.

A prospectiva e o desenvolvimento de visões sobre as cidades de amanhã são cada vez mais importantes em todos os níveis, o desenvolvimento das cidades de hoje, determina o futuro das cidades de amanhã.  

Com Informações da Rede de Cidades Criativas da Unesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem Vindo ao Blog Gyn Go Cities