quarta-feira, 11 de julho de 2018

Empresária da marca de moda praia e lingerie, Ouseuse, Rosana Marques, está entre as dez finalistas do sexto Prêmio Empretec Mulheres nos Negócios, promovido pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).


A brasileira Rosana Marques, criadora da marca Ouseuse, de moda praia e lingerie, está entre as dez finalistas do sexto Prêmio Empretec de Mulheres nos Negócios, promovido pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). A iniciativa busca reconhecer empreendedoras de sucesso na gestão de micro e pequenos negócios. As Vencedoras serão anunciadas em 25 de outubro.


No início da década de 1990, uma pequena revolução tomou conta de Juruaia, cidade do sul de Minas Gerais. Até então, a cidade que contava com 10 mil habitantes vivia da agricultura. Em 1994, a professora Rosana Marques decidiu abrir uma confecção de lingerie.

Após perceber o alcance do negócio, passou a incentivar outras mulheres a fazer o mesmo: sua intenção era atrair turistas para a região. Deu certo: hoje, Juruaia é responsável por 15% da lingerie fabricada no Brasil. São mais de 160 confecções — a maioria liderada por mulheres. Com uma produção de 70 mil peças por mês, a Ouseuse exporta para Estados Unidos, Alemanha e Japão, entre outros.


Hoje, a brasileira e criadora da marca Ouseuse, de moda praia e lingerie, está entre as dez finalistas do sexto Prêmio Empretec de Mulheres nos Negócios, promovido pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). Iniciativa busca reconhecer empreendedoras de sucesso na gestão de micro e pequenos negócios. Vencedoras serão anunciadas em 25 de outubro.


Em 2018, o concurso recebeu mais de 50 nomeações de 19 países. A organização da competição escolheu dez finalistas com base em critérios de inovação, liderança e impacto nas comunidades. O anúncio das ganhadoras será feito durante o Fórum Mundial de Investimentos, que deve reunir 5 mil participantes em Genebra, na Suíça. Evento terá a participação de investidores e líderes de fundos de impacto.

A lista de finalistas inclui também a uruguaia Ana de León, fundadora de uma marca de design para ciclistas que produz bolsas e acessórios com materiais reciclados. Do Equador, Rocio Castro Fernandez tirou do papel um projeto para produzir roupas adaptadas a mães que amamentam. A venezuelana Rina Arráez também está entre o seleto grupo de concorrentes e compete com uma marca de acessórios feitos à mão com matérias-primas recicladas.

Outras empreendedoras que continuam no páreo vêm da Jordânia, Gâmbia, Índia, Moçambique, Uganda e Zâmbia. A vencedora do prêmio e duas finalistas participarão de um curso de marketing digital na Universidade de Lausanne e também terão a oportunidade de dar uma palestra numa faculdade de negócios na França.

Criado em 1988, o programa Empretec também promove capacitações para empresárias — mais de 400 mil empreendedoras de 40 países já participaram dos treinamentos da UNCTAD.

Com informações da ONUBr


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem Vindo ao Blog Gyn Go Cities