domingo, 31 de julho de 2022

Projeto Arquitetura Viva, reúne entidades de classe, setor privado e movimentos sociais em ações, que viabilizam soluções em estruturas e moradias para as comunidades mais carentes, em Goiás.

 Dinalva Heloiza

Segundo estatísticas do último Censo realizado no Brasil - (IBGE) - 2010 -  41,4% da população urbana viviam em assentamentos informais e precários, e em moradias inadequadas.

                                                 Bio-Arquiteto, Filemom Tiago - autor do Projeto Arquitetura Viva

Já dados mais recentes da FIP - Fundação João Pinheiro, mostram que, em 2021 15 milhões de moradias inadequadas são ocupadas por mulheres, número que representa 60% do total no Brasil, observando que essas dimensões muitas vezes são invisibilizadas nas estimativas e médias nacionais.


Se o setor público não adequa as políticas para mitigar essas estatísticas, os setores das Entidades de Classe, Academias, setor Privado e de Construção, juntamente com grupos da Sociedade Civil em Goiás, estão se unindo de forma a contribuir mesmo que minimamente, com a mitigação destes índices.

Há algumas décadas estamos sendo alertados, em um chamado à atenção junto ao conceito do desenvolvimento sustentável, o que nos convida a refletir sobre a responsabilidade de nossas ações, em estabelecer um desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade que as próximas gerações demandarão ao suprir as suas próprias necessidades.                            

Na prática, é um conceito que nos convida a atenção diante de nossas ações e aos impactos causados por elas, em respeito às necessidades das gerações futuras.  E essa responsabilidade é de todos, individualmente e em sociedade.   

E uma das soluções encontradas para mitigar alguns destes impactos, é viável através da Bioconstrução - ou a arquitetura do futuro - o que de maneira sucinta, utiliza as técnicas naturais de construção, visando a integração do ser humano com o ambiente em que se encontra inserido através de um sistema que une as características do local com o desenvolvimento construtivo, onde tudo o que sobra ou que é descartado é reimplantado no processo produtivo.

A adoção destas estratégias e técnicas que agregam a bioconstrução, pode ser uma maneira adequada de se viver dentro dos limites ecológicos e ao mesmo tempo cooperando para redução de impactos ambientais, otimizando os recursos financeiros, e contribuindo com a conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida dos usuários e comunidades.

Tendo em foco este objetivo, o arquiteto, urbanista e bio-arquiteto Filemon Tiago, criou o Projeto Arquitetura Viva.

O Arquitetura Viva, tem o objetivo de conscientizar, população e profissionais a adquirir práticas da Bioconstrução -  com uma forma sustentável de construir utilizando de recursos naturais, descartes de sólidos e reciclagem.

Com isso reduz-se o impacto ambiental que as construções de hoje sobrecarregam o meio ambiente e os recursos naturais. O projeto é simples, e o foco é a conscientização, formação e benfeitorias agregadas as comunidades que participam deste projeto.

O público alvo do projeto são moradores carentes, jovens ou adultos da comunidade do setor Alto da Boa Vista, bairro localizado na periferia do município de Aparecida de Goiânia, onde o projeto será realizado.

 Organograma do Projeto:

Curso - Formação para Bioconstrutores - Em Média 30 vagas para o Curso - Sendo 10 vagas gratuitas para a comunidade, 10 vagas gratuitas para arquitetos e engenheiros, e o restante das vagas serão pagas por aqueles que se interessarem em participar.

Carga horaria: (Extensão) primeira semana de setembro até a última semana de novembro.

Projeto Estrutural - Uma Creche - com Berçário, Sala de Aula e Banheiros -  em um total de 60m2, e ainda uma Fossa de Bananeira.

A inauguração prevê um Evento cultural, recheado de artistas regionais, exposição de artes, gastronomia e outros.

 Apoios e Patrocínios:

Ideias Urbanas - Coletivo Ecosocial https://www.instagram.com/ideias.urbanas/

CAU Goiás - Conselho de Arquitetura e Urbanismo

Muralha Marmoraria - www.muralhamarmoraria.com

Teto- escritório de arquitetura social - https://www.instagram.com/oescritorioco/

Luta - movimento social - https://www.instagram.com/movimentoluta/

Sustenta If - https://www.instagram.com/sustentaif/

MTD- movimento social - https://www.instagram.com/mtd.goias/

Coletivo Casa do Zotro - https://www.instagram.com/coletivocasadozoto/

Engenheiros sem fronteiras - https://www.instagram.com/esf.goiania/

Universidade Alves Faria - https://www.instagram.com/unialfa/

Semma - Aparecida de Goiânia

Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Plantadores de Águas - movimento social

Ecotex - telhas ecológicas - https://www.instagram.com/ecotex__/

EcoNews Jornalismo e Mídia - https://www.facebook.com/EconewsComunicacaoJornalismoeMidia/

 Patrocínio Institucional

CAU Go

FNA Federação Nacional dos Arquitetos

Veja aqui algumas imagens deste primeiro encontro na elaboração do Projeto Arquitetura Viva, junto a comunidade do Alto da Boa Vista em Aparecida de Goiânia. 































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem Vindo ao Blog Gyn Go Cities