domingo, 10 de novembro de 2019

Novembro, o mês em que se destaca a Campanha Novembro Azul, com foco na Prevenção contra o câncer de próstata, aqui a Natural Alimentos aponta alguns hábitos e alimentos indicados na prevenção.

Dinalva Heloiza


Sabe-se que cerca de 10% dos homens, por volta de 70 anos, contrai câncer de próstata, e esse tipo alcança o segundo lugar dentre os cânceres que mais acometem homens após os 50 anos de idade. Qual é o papel da alimentação na prevenção? O que a ciência diz sobre os alimentos que ajudam a prevenir o câncer de próstata?


Os fatores de risco são: idade, histórico familiar e país de nascimento, e uma alimentação adequada pode fazer a diferença, o que é comprovado por vários estudos, e talvez seja o único meio de se prevenir este tipo de câncer.
O Dr. Connie Guttersen afirmou no New England Journal of Medicine que “a cada ano estamos descobrindo pesquisas surpreendentes sobre o poder dos alimentos, e enfatizando a importância da ingestão de alimentos naturais e integrais”.

Além de uma boa nutrição, o estilo de vida ativo é um outro componente que conta muito, afirma o Dr. Mitchell Sokoloff, diretor do Departamento de Urologia da Universidade de Medicina em Massachusetts.

Então, comece por mudar seus hábitos alimentares e suas práticas cotidianas, preste bastante atenção a dieta, com o objetivo de prevenir este tipo de câncer.

Assim como há alimentos que podem prejudicar a próstata – alimentos que você deveria evitar, ou não ingerir com freqüência -, existem também os alimentos que previnem o câncer de próstata em várias formas.

“Uma dieta para uma próstata sadia é bastante semelhante a uma dieta para um coração sadio” afirma o Dr. Stephen Scionti, urologista e oncologista, diretor da Saúde Virturo: “Se fossemos denominar esse tipo de dieta, a chamaríamos de Dieta Mediterrânea”.

A Dieta Mediterrânea é originária da região de mesmo nome (abrangendo Itália,Grécia, Portugal, Espanha e França) e inclui uma variedade de frutas e legumes, cereais integrais, leguminosas (grão de bico, lentilhas), oleaginosas (amêndoas, nozes e azeitonas), peixes em abundância, leite e derivados desnatados, de preferência (especialmente iogurtes e queijos brancos), vinho, azeite de oliva, temperos (alho,açafrão), e óleos como molhos para saladas.

Veremos a seguir quais são esses alimentos que previnem o câncer de próstata segundo os médicos e pesquisadores.

1. Muito peixe


Peixes de água fria, como salmão, sardinha, atum e truta, são ricos em ômega-3. O ômega-3 é uma gordura saudável, que previne inflamações no corpo, e que pode reduzir o risco de câncer, assim como aumentar os níveis de HDL, o “bom”colesterol.

Estudos mostram que suplementos de óleo de peixe e uma dieta com pouca gordura reduzem o crescimento das células cancerosas da próstata.

Recomenda-se o consumo de, no mínimo, duas vezes por semana.

2. Tomates e outros frutos vermelhos


Pesquisas na área apontam que certos frutos vermelhos podem ser alimentos que previnem o câncer de próstata. Quanto mais vermelhos, melhor. Por quê? Porque esses alimentos contêm licopeno, que é um antioxidante muito eficaz. Encontrado no tomate e derivados, melancia, entre outros. Vale lembrar que a absorção do licopeno é mais fácil se o tomate for cozido.

Segundo o World Cancer Research Fund e o American Institute for Cancer Research, o licopeno e o selênio são fundamentais para a prevenção, além da vitamina E e soja. Eles ainda alertam para o excesso de suplementos de cálcio e o betacaroteno, que não apresentaram efeitos benéficos.

3. Frutas e legumes


Os compostos dos vegetais verdes auxiliam o corpo a destruir substâncias carcinogênicas. Os nutrientes e vitaminas que as frutas contêm, como o abacate por exemplo, pode reduzir   o risco de se contrair câncer de próstata.

4. Brócolis


O brócolis contém fitoquímicos que podem contribuir com a redução do risco de câncer de próstata. E se você não gosta de brócolis? Existem outros vegetais crucíferos que também podem ser alimentos que previnem o câncer de próstata, com efeitos semelhantes, como repolhos, couve, couve-flor, couve de bruxelas, etc

5. Soja


Além do licopeno, encontrado nas frutas vermelhas e tomates, a isoflavona é também um nutriente que reduz o risco do câncer de próstata. Os alimentos que contêm isoflavona são o queijo de soja, ou tofu, ervilhas, lentilhas, brotos de alfafa, e amendoim.

6. Chá verde



Comparando-se homens que ingerem chá verde aos que não ingerem, há nos primeiros uma menor incidência do câncer de próstata.

Sabe-se que o chá verde é um dos mais eficazes antioxidantes. E pode ser consumido na forma de chá ou suplementos.

7. Café

Estudos realizados há décadas mostram que a quantidade de café ingerido tem relação direta com o aumento ou redução nas chances de se contrair câncer de próstata. A cada 3 xícaras, a probabilidade se reduz em 11%.

A dose recomendada, para esses casos preventivos, é de quatro a cinco xícaras diárias. Porém, grandes doses de cafeína podem prejudicar os tecidos, e até mesmo ocasionarem arritmia cardíaca.
Uma dose menor é recomendada pela Clínica Mayo, sendo de cerca de uma a uma xícara e meia por dia, totalizando 400 mg para adultos com saúde.

Em outros estudos, feitos na Noruega, utilizou-se o modo de preparar do café como parâmetro de prevenção. O resultado foi que os homens que ingeriram café fervido apresentaram riscos menores de câncer de próstata do que os homens que beberam café preparado de outra forma, ou que não beberam café de forma alguma.

8. Gordura vegetal saudável


Azeite de oliva, frutas, vegetais frescos, nozes ou sementes.

Procure evitar gordura animal, o que pode ampliar o risco de câncer, encontrada em carnes, manteiga e queijo. Também evite doces e alimentos industrializados. Além disso, se comer carne, procure cozinhá-la moderadamente.

Evite alimentos industrializados e acrescente exercícios diários

Está certo que o foco aqui é nos alimentos que previnem o câncer de próstata, mas é um consenso entre os médicos e pesquisadores a importância da atividade física na prevenção deste, no mínimo meia hora por dia.

Da mesma forma, é um consenso que alimentos industrializados podem contribuir para a maior probabilidade do câncer de próstata aparecer.

Estatísticas interessantes

Uma colher de azeite de oliva, vinagre balsâmico, ou molho italiano reduz em 20% o risco de morte por câncer de próstata. Já o consumo de nozes reduz em 18% o número de mortes por esse tipo de câncer.

Uma dieta com grande quantidade de gorduras saturadas, como carnes vermelhas especialmente, e laticínios aumenta muito o risco de se contrair esse tipo de doença. Uma dieta vegana, por sua vez, diminui em 35% do risco dessa enfermidade.

Descobriu-se também que os japoneses possuem taxas de câncer de próstata reduzidas, pelo fato de ingerirem muita soja, além de peixes.

Dr. Patrícia Leite - Boa Forma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem Vindo ao Blog Gyn Go Cities