segunda-feira, 9 de maio de 2022

A Muralha dá os primeiros passos para integrar às suas atividades o conceito da Responsabilidade Social empresarial!.

Dinalva Heloiza

Em 2022, a Muralha Marmoraria celebra 46 anos de atividades. Ao longo de sua jornada, alguns valores foram estabelecidos como imprescindíveis, tais como: credibilidade, ética, compromisso com os colaboradores, fornecedores, clientes e com toda a legislação vigente, além da qualidade em seus produtos e excelência em suas atividades.

Em alguns aspectos a empresa já atuava em alinhamento com o conceito da Responsabilidade Social empresarial - RSe - mas, mais recente a empresa vem estabelecendo posições legítimas, para integrar de uma vez por todas a amplitude do conceito em suas atividades.

O conceito de Responsabilidade Social Empresarial - ou RSe - foi utilizado pela primeira vez no Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu através da ONU, em 1998.

Em Abril, a empresa realizou a Campanha Abril Verde Muralha - O Abril Verde é um movimento de iniciativa popular com participação espontânea que chama a atenção da sociedade brasileira para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

Durante este período a empresa realizou semanalmente palestras e escutas entre diretores e colaboradores da indústria, voltadas as questões de segurança do trabalho. Com esta iniciativa e a participação ativa dos colaboradores, a empresa detectou lacunas visando estabelecer medidas internas em ampliação a segurança do trabalho no âmbito da indústria. Medidas estas que já estão sendo avaliadas tecnicamente, como a eleição de uma nova CIPA, e questões estruturais com previsão de um prazo pré-estabelecido para a implantação.

Neste período, novos uniformes também foram produzidos para todos os departamentos, entrando o mês de maio, já com todos devidamente uniformizados com as novas peças.

Nas questões ambientais, a empresa atua com o sistema de reutilização dos recursos hídricos através de um sistema interno de canais de escoamento da agua utilizada, que passa por um sistema de filtragem e realocação da água utilizada, para uma caixa que foi adequada para o reuso dessa água. O que implica em um reaproveitamento em torno de 60% da água utilizada nas atividades da indústria.

Já para o descarte dos resíduos da indústria, a empresa está agendando encontros e parcerias com ONGS, a exemplo da Goiás Lixo Zero e Tijolo Solidário, que possam viabilizar a reutilização em 100% por cento dos resíduos produzidos pela indústria, permitindo assim um reaproveitamento substancial desse material.

Sabemos que há muito por fazer no campo da responsabilidade social empresarial, mas sabemos também que o principal valor desse conceito, está diretamente ligado a boa vontade e disposição de todos, e neste aspecto sem dúvida alguma, a diretoria da Muralha Marmoraria, está totalmente engajada!

Novos tempos, virão!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem Vindo ao Blog Gyn Go Cities